Por isso eu amo o Japão!
Vocês sabiam que há, no Japão, um relógio da paz?
Ele conta os dias em que o mundo vive sem testes nucleares. Quando foi zerado novamente, por causa do maldito teste feito pela Coréia do Norte (essa gente me dá nojo!), o relógio registrava 40 dias. Motivo: um teste atômico sub-crítico foi realizado pelos EUA no final de agosto (mais nojo!).
No mesmo dia em que o relógio foi zerado, cerca de 300 sobreviventes de Horishima protestaram contra as nações que possuem ou fazem testes com armas nucleares.
O relógio foi criado em 6 de agosto de 2001, no 56º aniversário de Hiroshima. Desde 2001, o relógio foi zerado 11 vezes por causa de testes nucleares. Os responsáveis pelas "proezas": EUA, Inglaterra, França e Rússia.
Por isso eu amo o Japão! Eles foram arrasados por Nagasaki e Hiroshima, reergueram-se e tentaram levar o lado bom (se é que existe um!) de tudo o que aconteceu.
Conheci uma japonesa que fez intercâmbio e acabou estudando na minha classe do colégio por alguns meses. Ela era um doce! No último dia, preparou uma apresentação sobre Hiroshima e Nagasaki.
Mostrou fotos. Contou fatos vistos com olhos de quem viveu tudo aquilo de perto. Lembro que fiquei emocionada de ver a resignação com que ela e o povo japonês encaram o episódio. Eu, que já amava, virei ainda mais fã!
Se eu pudesse, encontraria com ela só para dizer que nunca mais esqueci das coisas que ouvi ela dizer.

Um comentário:
Sei! hehehehehehe
Postar um comentário