3.22.2007

Conhece-te a ti mesmo

Tenho O Mundo de Sofia há uns 10 anos. Nunca tinha lido, por causa daquela velha história do "vou ler esse primeiro", mas sempre soube que, quando começasse, ia viciar. Dito e feito. Não é à toa que a obra fez tanto sucesso no mundo todo. A história da filosofia é contada de maneira natural e desmistificada no meio de uma história cheia de mistério e magia. Estou no comecinho do livro, na página 100 (ele tem quase 600 páginas) e acabei de passar pela parte em que Sócrates é apresentado. Adoro.


"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".


Os ensinamentos de Sócrates formaram a base da filosofia ocidental. Inteiramente absorvido pela sua vocação, não se deixou distrair pelas preocupações domésticas nem pelos interesses políticos. Ele passava horas do dia mergulhado em seus pensamentos e, apesar de ter contribuído muito para a filosofia, foi condenado à morte aos 71 anos de idade. Ele era mega feio (baixinho, gordinho e tinha os olhos esbugalhados), mas era considerado um dos homens mais inteligentes e sábios da época.

Por causa das suas idéias inovadoras, ele era considerado uma ameaça pelos poderosos e foi morto aos 71 anos. Sócrates nunca deixou nada escrito. Morreu sem ter registrado nenhum de seus pensamentos. Platão e Xenofontes, seus discípulos, relataram em suas obras tudo o que sabemos hoje.


"Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados".

5 comentários:

Flávia disse...

Ahhh, eu amooooooooo esse livro! É o máximo! E adoro vários outros livros desse autor também. O Dia do Curinga é ótimo... Tenho Maya e O Pássaro Raro. Os meus preferidos não tenho (O Mundo de Sofia e o Dia do Curinga). Fazem a gente entender e se apaixonar por filosofia.

Bjs!

Carla Martins disse...

Eu ainda não li nenhum outro do autor, mas estou vendo que terei que ler todos!!!

=)

Bjs

Anônimo disse...

Eu li O Mundo de Sofia há uns cinco anos (minha prima psicóloga me emprestou). Achei o máximo! recomendo do mesmo autor A HIstória das Religiões (esse tem edição pocket e tudo) e O Dia do Curinga (um dos melhores romances que eu vi em toda a minha vida).

(http://claque-te.blogspot.com): O Último Rei da Escócia, de Kevin Macdonald.

Anônimo disse...

Minha irmã falou tanto mas tanto nesse livro, que quando comecei a ler não cosegui me achar......Devo dar mas uma oportunidade, não é?

beijos

Carla Martins disse...

Sim, dê mais uma chance! Talvez você não tenha mergulhado na história na época em que leu! Eu estou adorando! Escrevo mais sobre ele quando acabar.

Bjs

 
eXTReMe Tracker