3.13.2007

O Ilusionista (The Illusionist - 2006)

O filme é uma adaptação do conto do escritor Steven Millhauser, vencedor do Prêmio Pulitzer em 1997. No fim das contas, é basicamente uma história de amor repleta de clichês. A diferença é o clima eficiente, repleto de mistério, fantasia e revelações, assim como um show de ilusionismo deve ser.


A trama acontece em Viena e gira em torno de Eisenheim, interpretado pelo ótimo Edward Norton, que estava brilhante no papel do mágico. Ele reencontra seu amor da infância e precisa lutar para conseguir livrá-la das garras de seu futuro marido, o príncipe-herdeiro repleto de más intenções. Passei o filme inteiro com medo de o final ser fraco e vazio, e fiquei satisfeita com o que vi.

A fotografia é maravilhosa e a reconstituição da época é louvável! As borboletas segurando o lenço no ar foi marcante, assim como a cena do truque das sombras de Sophie.

Já assisti a muitos filmes em que um amor de infância volta à tona quando a mocinha do filme está prestes a se casar com o vilão. E, mesmo assim, adorei O Ilusionista.

Talve, fazer com que um filme com uma história batida consiga cair no gosto da platéia seja ainda mais difícil do que uma produção superoriginal. Há quem critique o filme a partir de quando suspeitas sobrenaturais passam a fazer parte da história. Para mim, isso só serviu para que eu me envolvesse ainda mais e ficasse intrigada para descobrir o que aconteceria a seguir.

Achei o final surpreendente e muito bom, apesar de ter sentido que tudo ficou meio atropelado e poderia ter sido melhor explorado, como foi todo o resto do filme. Ele lembra filmes antigos, feitos com elegância e, ao mesmo tempo, traz um final cheio de reviravoltas, que é a modinha do cinema atual (e que eu adoro, quando é bem feito). Recomendo!

Mais Informações

Duração: 110 minutos
Direção: Neil Burger
Roteiro adaptado: Neil Burger
Produção: Brian Koppelman, David Levien, Michael London, Cathy Schulman e Bob Yari Música: Philip Glass
Fotografia: Dick Pope
Desenho de Produção: Ondrej Nekvasil
Figurino: Ngila Dickson
Edição: Naomi Geraghty
Efeitos Especiais: Universal Production Partners
Elenco: Edward Norton, Paul Giamatti, Jessica Biel, Rufus Sewell, Eddie Marsan, Jake Wood, Tom Fisher, Vincent Franklin, Philip McGough, Michael Carter, Aaron Johnson, Eleanor Tomlinson, Andreas Grothusen, Brian Caspe

2 comentários:

Museu do Cinema disse...

Preciso ver esse filme urgentemente! Perdi nos cinemas.

Carla Martins disse...

Eu também perdi!!! E achei que não ia gostar do filme. Mas, eu adorei!!!

Beijos

 
eXTReMe Tracker