4.11.2007

Instinto (Instinct) - 1999

Assisti ao filme e chorei demais! Tudo bem, tudo bem. Eu sei que ele foi encarado como forçado e fraco por muitos, mas eu prefiro ressaltar o lado bom da história, por achar o resultado compensador e considerar totalmente válida a mensagem que ele passa. Também gostei muito do desenrolar da trama e da maneira como os fatos vão sendo mostrados.


Achei que as interpretações de Anthony Hopkins, Cuba Gooding Jr. e dos atores que fizeram os internos perturbados (não achei o nome deles, infelizmente) foram simplesmente fantásticas!

Concordo que alguns fatos poderiam ser melhor embasados, mas não acho que isso tenha prejudicado muito o resultado. O filme provoca questionamentos e trata da escravização do homem pelo poder, dinheiro e domínio. Até que ponto isso é evolução?

Ethan Powell é um antropologista famoso, que passou a vida viajando para estudar o comportamento dos gorilas. Em uma dessas viagens, Powell foi para Ruanda e não voltou mais, deixando a esposa (que some da história do nada) e a filha sem notícias. Depois de dois anos, o antropologista é encontrado pelo governo americano. Ele está preso sob acusação de ter assassinado três guardas florestais e ferido outros dois. Para piorar, Powell comporta-se como um animal extremamente agressivo.

A partir daí, o psiquiatra Theo Calder, talentoso e em começo de carreira, recebe de seu superior a tarefa de entender o que aconteceu e preparar um relatório com o diagnóstico de Powell. Porém, o preso não fala uma palavra e parece viver em um mundo só seu, tornando o desafio quase impossível. Para o psiquiatra, toda essa dificuldade poderia se transformar em uma porta de entrada para o sucesso, se o caso fosse resolvido de maneira satisfatória.

Daí para frente, a verdade sobre o que deixou Powell nesse estado vai sendo revelada aos poucos, assim como as lições que o psiquiatra acaba aprendendo com seu paciente. Recomendooooo!!!

Mais Informações

Duração: 127 minutos
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Gerald Di Pego, baseado em estória de Gerald Di Pego
Produção: Barbara Boyle, Hunt Lowry e Wolfgang Petersen
Música: Danny Elfman
Fotografia: Philippe Rousselot
Desenho de Produção: Garreth Stover
Direção de Arte: Chris Cornwell
Figurino: Jill M. Ohanneson
Edição: Richard Francis-Bruce
Efeitos Especiais: Stan Winston Studio / Dream Quest Images
Elenco: Anthony Hopkins, Cuba Gooding Jr., Donald Sutherland, Maura Tierney, George Dzundza, John Ashton

2 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI!!!

amo.vc

Carla Martins disse...

=)

 
eXTReMe Tracker