1.11.2007

Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995) e Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004)

Vou falar dos dois filmes de uma só vez. Fazia tempo que eu esperava para assistir a ambos. E, quando o momento chegou, assisti logo aos dois de uma vez! A propósito, considero o melhor a fazer: veja um logo após o outro. A experiência torna-se muito mais enriquecedora.

Antes do Amanhecer tem características para ser um filme tedioso. Mas, não. Exatamente o que poderia ser considerado chato é o que mais atrai no filme: os diálogos.

A história mostra, de maneira genial, como é se apaixonar. Aliás, para mim, é o filme que mais se aproximou da realidade deste momento. Você chega a sentir os frios na barriga e os calafrios típicos do momento. Dois adolescentes se conhecem em um trem, onde o americano Jesse (Ethan Hawke) conhece a francesa Celine (Julie Delpy).

Os dois se encantam um pelo outro e começam a conversar. Daí pra frente, muito diálogo e uma noite inesquecível. Mas, nesse momento, você já estará torcendo demais por Jesse, Celine e um final feliz.

E, depois de nove anos (na vida real e na ficção), Jasse e Celine se reencontram em Antes do Pôr-do-sol. Ethan Hawke e Julie Delpy protagonizam novamente a história. E é lindo ver as mudanças físicas reais que o tempo promoveu em ambos. É incrível! Tudo isso faz o filme parecer ainda mais com a vida real.

E, para melhorar, o roteiro foi escrito por Richard Linklater, em parceria com os atores Julie Delpy e Ethan Hawke. Assim, as interpretações ficam ainda melhores, as expressões dos rostos ainda mais perfeitas e a sinergia entre os atores ainda mais louvável.

Se antes os assuntos eram relacionados a sonhos e expectativas, agora o diálogo é baseado em experiências já vividas, que vão revelando a transformação de cada um ao longo desses nove anos.

Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol tem tudo o que uma história de amor tem que ter. Tem tudo o que um filme de amor deve ter. Lindo demais!

Mais informações:
Direção - Richard Linklater
Elenco - Ethan Hawke, Julie Delpy

9 comentários:

Museu do Cinema disse...

Eu prefiro Antes do Pôr-do-Sol, e acho que os dois devem ser assistidos juntos, simultaneamente! brincadeira.
Mas a história, principalmente do segundo, fica mais "fácil" com a experiência do primeiro ainda na cabeça.

Flávia disse...

Eu adoro esses dois filmes! É muito legal ver as transformações dos personagens no segundo. E a proximidade com a vida real deixa fácil se identificar com os personagens... Mto bom!

P.S. - Quem ama os dois tb é a Camis.

BJs!

Carla Martins disse...

Eu adoro esses dois filmes! É muito legal ver as transformações dos personagens no segundo. E a proximidade com a vida real deixa fácil se identificar com os personagens... Mto bom!

P.S. - Quem ama os dois tb é a Camis.

BJs!


É lindo demais....você vê o filme e depois fica querendo dizer EU TE AMO para o mundo, né? É contagiante! E o frio na barriga que eles conseguem passar para quem está assistindo é mágico!

Beijo!

Rosana disse...

Sinto muito, mas você está errada!
O melhor a fazer é assistir um e após nove anos o outro ;)

Anônimo disse...

Como só vi o mais recente(ao seu lado) e com muito sono, não posso comentar muito da ligação entre os dois filmes. Mas o segundo filme tem diálogos fenomenais.

TE AMO MINHA LINDA ESPOSA!

Otavio Almeida disse...

Carla, talvez os dois filmes representem o melhor romance dos últimos anos feito pelo cinema...

Bjs!

Carla Martins disse...

"Carla, talvez os dois filmes representem o melhor romance dos últimos anos feito pelo cinema..."

Otávio, vai chover canivete hoje!
Concordamos não só sobre um filme, mas sobre DOIS!!! Aeeeeeee!! hahaha

Otavio Almeida disse...

HAhahahahhaha... é verdade! Ano novo... novas perspectivas?

Bjs, e bom final de semana!

Cristiana Soares disse...

Às vezes parece até que não há diretor. Que vc está alí do lado... aquela cena dos dois no café, no segundo... gente... as falas dela parecem não estar escritas em roteiro... o jeito dela... Muito bons mesmo!

 
eXTReMe Tracker