6.15.2007

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno) - 2006

Não costumo me dar bem com filmes de fantasia, mas Del Toro foi tão feliz, mas tão feliz que conseguiu agradar os adeptos do gênero tanto quanto aqueles que costumam passar longe desse tipo de produção.

A palavra é espetacular. Mistura passagens fantásticas com cenas fortes do mundo real de maneira perfeita, envolendo o espectador desde o dedinho do pé até o último fio de cabelo.

E, no final, você fica triste de tudo ter acabado. Não porque o desfecho é ruim, mas porque a experiência foi tão boa que fica a vontade de vivê-la por mais tempo.


A história se passa na Espanha, onde uma menina chamada Ofélia - apaixonada por histórias de fadas - e sua mãe mudam-se para uma região que permanecem em combate da guerra civil já terminada. Na verdade, Ofélia é a princesa de um mundo mágico que, por causa da sua curiosidade, acabou fugindo para o mundo dos mortais e acabou perdida.

Para voltar para junto de sua família e ficar longe da realidade extremamente violenta e triste que a cerca, ela precisa cumprir três tarefas proferidas por um fauno, um ser que é parte árvore, parte bode e parte humano. O filme transmite a inocência de uma criança ao mesmo tempo em que dá um banho de realidade ao mostrar cenas muito fortes e violentas da guerra. Até as cores do filme combinam com o clima que Del Toro deseja passar. É lindo demais! Recomendo!

Confira aqui os prêmios que a produção ganhou (e convença-se de que assisti-lo é uma ótima pedida!):

- Vencedor de 3 Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. - Indicaçõa para mais três estatuetas: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Fotografia
- Indicado na categoria de Melhor Filme.

- Recebeu 3 prêmios no BAFTA: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.
- Indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.

- Ganhador de 7 prêmios no Goya: Melhor Revelação Feminina (Ivana Baquero), Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Especias, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
- Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Sergi López), Melhor Atriz (Maribel Verdú), Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Produção.

Mais Informações

Duração: 112 minutos
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Guillermo del Toro
Produção: Álvaro Augustín, Alfonso Cuarón, Bertha Navarro, Guillermo del Toro e Frida Torresblanco
Música: Javier Navarrete
Fotografia: Guillermo Navarro
Desenho de Produção: Eugenio Caballero
Figurino: Lala Huete e Rocío Redondo
Edição: Bernat Vilaplana
Efeitos Especiais: CafeFX
Elenco: Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Ariadna Gil, Maribel Verdú, Álex Angulo, Roger Casamajor, César Vea, Federico Luppi, Manolo Solo

8 comentários:

Otavio Almeida disse...

Oi Carla!

A fuga da brutal realidade de Ofelia reside em um universo habitado por criaturas repugnantes, mas incapazes de comparações à crueldade humana. Sem medo de desagradar a platéia, Del Toro faz a menina comer o pão que o Diabo amassou. E ele atende pelo nome de Capitão Vidal. O ator Sergi López faz com que o personagem ganhe um pedestal entre os grandes vilões do cinema. Ele é o pior dos monstros de O LABIRINTO DO FAUNO.

Entre citações que vão desde ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS a O ILUMINADO, Del Toro sabe que um filme não vai para frente só com um visual exuberante e personagens maiores que a vida (como Tim Burton acha). Seu roteiro é muito bem amarrado e liga de forma quase perfeita os dois mundos de Ofelia.

Bjs,

O.

Flávia disse...

Puxa... esse filme passou ontem no fretado, perdi tudo e só acordei no final! Mas, mesmo já sabendo como acaba, vou assistir com calma.

Bjs!

Museu do Cinema disse...

Olha Carla tb não sou fã de filmes de fantasia, mas esse quero ver, ainda mais com vc gostando.

Carla Martins disse...

Otávio,

Isso mesmo!!! O filme é demais!

Carla Martins disse...

Flávia,

Você vai fechar os olhos em várias partes fortes do filme: prepare-se!

:)

Beijos

Carla Martins disse...

Cassiano,

Pois é...se eu gostei, certeza que você vai gostar também! :)

Beijos

Anônimo disse...

o rubens ewald filho falou que esse foi o melhor filme do ano. quero muito ver. beijos, pedrita

Carla Martins disse...

Ele é otimo mesmo!!! Veja sim!!!

Beijooooos

 
eXTReMe Tracker