7.29.2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas: filmaço!

Confesso que eu estava hesitante em acreditar que Batman era assim tão bom quanto todos falavam.


Confesso que, por não gostar de filme do gênero, achei que o longa contaria apenas mais uma história sobre o mocinho que vence o bandido depois de muita dificuldade (e de vários duplos carpados surreais para fugir das balas).


E, hoje, esotu aqui para confessar que eu estava errada. E para dizer que Batman é ótimo e é muito mais do que um filme sobre super-herói. O belo Christian Bale, com a cara de meigo que ele tem, fez o papel de um Batman confuso, culpado e cheio de dúvidas divinamente. O Omelete publicou uma entrevista com ele, feita durante as filmagens do filme. Dá para ter uma idéia de como tudo foi cansativo para ele. Ainda bem que o resultado foi proporcional a tanto desgaste.
A história é super envolvente e cheia de surpresas, o que aproxima o filme de uma história policial (das boas!), afastando aqueles acontecimentos batidos que sempre são encontrados nesse tipo de filme. Até a história de amor envolvida tem um final surpreendente, o que me fez respirar aliviada. Além disso, durante quase toda a história Batman divide seu posto de mocinho com outro personagem, outro ponto inovador que merece destaque.


Aliás, o filme tem cinco atuações espetaculares, que contribuíram para tanto sucesso. São elas:

Christian Bale - Batman
Aaron Eckhart - Harvey Dent
Heath Ledger - Coringa
Michael Caine - Alfred (o mordomo)
Morgan Freeman - Lucius
E, só para avisar, não vão ao cinema esperando encontrar um Coringa sarcástico e bobo, com piadas idiotas e brincadeiras de mau gosto. No filme, o Coringa dá medo e não está para brincadeiras. Ele é louco, insano de todo.


Termino esse post com um frase do próprio Bale, que descreve perfeitamente o que faz de Batman uma produção tão especial:



E agora vou falar algo por mim, mas acho que Chris jamais imaginaria fazer algo como um filme de ação sem cérebro. O que faz o filme tão brilhante são as conseqüências, os pensamentos que vêm com o tempo. E acho que isso é uma coisa tão simples e tão esquecida em outros filmes de ação... É a história!

Ficha Técnica

Título original: The Dark Knight
Ano de lançamento: 2008
Duração: 152 min
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal, Michael Caine

E vocês, já assistiram ao filme? Gostaram também?

4 comentários:

Anônimo disse...

Good Evening, Commissioner...HAHAHAHA
Carla, eu já esperava algo bom, mas não tão bom , entende? O Coringa finalmente foi retratado como o demente psicótico mais assustador das HQs. Porém, fazer isso com uma pessoa de carne e osso é muito difícil, principalmente no cinemão de hoje. Além disso, vimos o verdadeiro Batman, que é um herói resignado e estóico, o contrário absoluto do Coringa no seu respeito à vida humana, mesmo vidas sem muito valor. E o destino de Rachel Dawes não poderia ser outro, concorda? Essa foi uma bela ousadia do filme. Aquele lance da nota deixada por ela ao mordomo Alfred foi um toque de sutileza que não vimos nesse tipo de filme. Imagina se Batman/Bruce Wayne tivesse lido a nota? Méritos também à Aaron Eckhardt, que realmente "kick some ass" neste filme. A sua transformação é triste e amarga, porém magnifíca. Espero que ele continue no terceiro filme e que o Coringa também permaneça, o resto é rezar para que um ator consiga assumir à altura o que Heath Ledger conseguiu, o que vai ser beeeem difícil... Abração.
PS.: Acho que vc também deveria incluir a atuação de Gary Oldman, pois ele ficou perfeito como o Comissário Gordon, idêntico aos gibis. Ele é um personagem de grande importância na mitologia do Homem-Morcego, sendo o seu braço direito no combate ao crime. Os outros filmes antes de Batman Begins simplesmente o ignoraram e deram pouca importância a Gordon na trama dos mesmos.

Carla Martins disse...

É, talvez eu não o tenha incluído porque não lia Batman em Gibis, então minha identificação não foi tanta quanto a sua, que deve ser fã messssmo, pelo que pude perceber.

Valeu pelo comentário, volte sempre! ;)

Beijo!

Anônimo disse...

É Carla, realmente sou fã do morcego. Pena que no Brasil o pessoal acha que ler gibi é coisa de criança. Aliás, gibi é um termo ultrapassado para personagens com contexto mais maduro, o correto é graphic novel. Pode não ser um texto no nível de um Machado de Assis, mas há muita coisa relevante por aí, vide Frank Miller e Alan Moore. Recomendo a leitura de Watchmen, um dos clássicos dos quadrinhos. Parece que a versão filmada sairá ano que vem. Abs.

Otavio Almeida disse...

Achei um filmaço, Carla! Não sei se exagerei na crítica, mas é o que eu acho. E o Heath Ledger merece o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.

Bjs!

 
eXTReMe Tracker