2.26.2009

Flores que voam


Sempre achei as borboletas lindas e, quando vi a definição "Flores que voam" para esses animais, não consegui pensar em nenhum nome melhor para definir a beleza e a elegância desses seres coloridos e frágeis.

Fui até um borboletário em Campos do Jordão e tive contato com informações que desconhecia e que fizeram minha admiração crescer ainda mais. Quem nunca esteve em um borboletário, vale a pena reservar um dia para conhecer. O local abriga diversas espécies de borboletas em todas as suas fases de vida: lagarta, no casulo (popa) e já como borboletas. Cada um com uma cor, tamanho, e desehos difrentes em suas asas, as borboletas precisam percorrer um caminho longo e cheio de perigos até chegar na fase adulta. 

Como lagartas, elas precisam escapar de predadores e trocam de pele várias vezes até chegarem ao estágio da popa (casulo). Nesta fase, as condições climáticas também são um problema sério, pois o casulo fica preso por um fio fino e frágil em alguma folha que, durante o processo, por ser comida ou cair com o vento ou chuva forte. 

Se conseguir chegar à fase da beleza, elas precisam se proteger das condições climáticas, pois suas asas são frágeis, e dos predadores para então viver por apenas 2 meses antes de morrer! Sim, a vida das borboletas é curta e o recorde de vida de alguma espéciess é de apenas um ano. 

Quando uma fêmea acasala com um macho, os ovos são depositados em folhas. De todos os ovos, apenas dois vão conseguir sobreviver até virarem borboletas.

Mesmo com toda essa luta por sobrevivência, há em torno de 17 mil espécies de borboletas catalogadas no Brasil. outra informação interessante é a semelhança entre borboletas e mariposas. Acho os dois animais bem diferentes, já que as mariposas são feias e não têm cor, mas descobri que elas são da mesma família e que a principal diferença entre elas é a lagarta: as lagartas que serão borboletas nunca queimam a mão, ao contrário das lagartas de mariposa. Até nisso as flores que voam são superiores! :)

Mas, o que mais me deixou passada foi aprender como funciona o vôo das borboletas. Elas são movidas à luz, acredita? São ou não são seres mega especiais? Elas transformam a luz solar em energia motriz e, quando o tempo fecha ou a noite chega, as borboletas não conseguem mais voar, ficando estáticas até terem acesso a mais luz. Enconotrei um vídeo que mostra bem as fases da vida de uma borboleta.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker