10.05.2007

O Grande Truque (The Prestige) - 2006

Envolvimento. Essa é a principal reação que o filme despertou em mim. Contada de forma misteriosa e não linar, o espectador pensa, pensa e não consegue chegar a nenhuma conclusão sobre o desfecho durante o filme. Algumas pistas até são distribuídas ao longo da produção, mas nada que clareie as idéias e dê chance de arriscar um palpite.


O filme fala sobre mágica, assim como 'O ILusionista' (bem diferente de 'O Grande Truque', mas também muito bom), e sobre a amizade entre os mágicos Alfred Borden e Robert Angier, que acaba se transformando em uma rivalidade obsessiva cada vez maior, que se estende até o fim da vida de ambos e rende resultados, no mínimo, trágicos.

Passado na virada do século XIX para o século XX, a produção expressa de maneira intensa e muito bem feita como a rivalidade, a competitividade e o orgulho pode ser levado a pontos extremos, passando por cima de tudo e todos. Esses sentimento passam, então, a tomar conta da v ida de ambos, que não conseguem mais colocar nada nem ninguém acima do desejo de vingança.

A característica do diretor, de despertar momentos de reflexão no espectador durante todo o filme, não deixa de existir em O Grande Truque. Christopher Nolan, que já possui Amnésia, Insônia e Batman Begins no currículo, faz novamente um excelente trabalho.

E o final é simplesmente surpreendente, do jeito que eu gosto! O "segredo" que tentamos descobrir desde o começo era tão óbvio mas, memso assim, nem passou pela minha cabeça. Genial! Para quem ainda não viu, recomendo!

Mais Informações
Duração: 129 min
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan
Elenco: Christian Bale, Hugh Jackman, David Bowie, Scarlett Johansson, Michael Caine, Piper Perabo, Andy Serkis

3 comentários:

Anônimo disse...

eu gosto desse elenco, anotado. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Uma produção inteligentíssima de Christopher Nolan (que vem se saindo como um dos melhores diretores da atual geração). A história encanta não só aqueles, fãs da magia, mas toda a platéia que anda carente de boas histórias (não dá pra viver de Piratas do Caribe e Harry Potter o ano todo, fala sério!). Um primor. Também assisti O Ilusionista, na época, para fazer um estudo analógico (um trabalho de faculdade). Beijos.

Carla Martins disse...

Pedrita, vai ver o filme sim, ele é muito bom!

Roberto, eu não vivo de Piratas do Caribe e Harry Potterr nem um diazinho sequer. Hahahahaha

Beijos!!

 
eXTReMe Tracker