3.19.2007

O Bom Pastor (The Good Shepherd) - 2006

Além de ótimo ator, De Niro mostra-se um diretor de talento em O Bom Pastor, filme em que também atua. Ele trabalhou durante os últimos 10 anos no longa, que é rico em detalhes tanto quanto é denso. Denso, aliás, é o adjetivo que, para mim, resume melhor as características do drama.

A história conta a formação da CIA e seus bastidores, mas também aborda, em paralelo, a história de Edward Wilson como pai, marido e homem que dedica a vida pelo trabalho e honra, sendo realmente um bom pastor e deixando todo o resto de lado, inclusive a sua realização pessoal. O personagem é baseado em James Jesus Angelton, fundador do setor de operações de contra-inteligência da CIA.
O filme tem quase três horas de duração e conta com detalhes históricos o surgimento da CIA, na Segunda Guerra Mundial, até os anos 60, na Guerra Fria, sempre com fidelidade impressionante na reconstituição da época.

O filme tem várias voltas no tempo e, para ser compreendido, precisa de atenção total do início ao fim. E, exatamente por esse motivo, somado à longa duração e o tema da história, o filme torna-se cada vez mais denso e às vezes cansativo, daqueles que fazem a gente pensar: será que isso não acaba nunca mais??

Mas, mesmo assim, vale a pena, principalmente pela história de Wilson (Matt Damon está fabuloso no papel), que cresceu com a sombra do suicídio de seu pai e aprendeu a nunca confiar em ninguém. Fora do trabalho, sua vida praticamente não existe e tudo o que é preciso deixar de lado para não comprometer seu ofício, é feito sem hesitação. Wilson sabe enxergar que nada é o que parece ser, bem como a falsidades das relações pessoais.
Mesmo sendo longo demais - a duração do filme é necessária - e mesmo não envolvendo a platéia tanto quanto deveria, saí do cinema satisfeita, admirando o final do filme, apesar do triste desfecho. Porque tudo o que era desejado para Wilson foi exatamente o oposto do que ele transformou sua vida. O fato, representado pelo fogo na carta tardiamente lida, comove e ensina. Recomendo, mas não vá ao cinema à meia-noite, como eu. Vá com atenção, muita concentração e nenhum sono. Vale a pena.

Mais Informações

Elenco: Matt Damon, Robert De Niro, Angelina Jolie, Joe Pesci, Jeff Applegate, Alec Baldwin, Billy Crudup, William Hurt, Timothy Hutton.
Direção: Robert De Niro
Produção: Robert De Niro, Graham King, James G. Robinson, Jane Rosenthal
Duração: 167 min
Roteiro: Eric Roth
Música: Bruce Fowler e Marcelo Zarvos
Fotografia: Robert Richardson
Desenho de Produção: Jeannine Claudia Oppewall
Direção de Arte: Robert Guerra
Figurino: Ann Roth Edição: Tariq Anwar

4 comentários:

Anônimo disse...

eu quero muito ver esse filme. beijos, pedrita

Carla Martins disse...

Veja. Acho que você vai gostar.

bjs

Museu do Cinema disse...

Não estreou por aqui, mas quero muito vê-lo, gosto muito de Desafio no Bronx, primeiro filme dirigido pelo De Niro.

Carla Martins disse...

Deve estrear em breve. Vai ver sim, acho que você vai gostar.

Bjs

 
eXTReMe Tracker