O Bom Pastor (The Good Shepherd) - 2006
Além de ótimo ator, De Niro mostra-se um diretor de talento em O Bom Pastor, filme em que também atua. Ele trabalhou durante os últimos 10 anos no longa, que é rico em detalhes tanto quanto é denso. Denso, aliás, é o adjetivo que, para mim, resume melhor as características do drama.
A história conta a formação da CIA e seus bastidores, mas também aborda, em paralelo, a história de Edward Wilson como pai, marido e homem que dedica a vida pelo trabalho e honra, sendo realmente um bom pastor e deixando todo o resto de lado, inclusive a sua realização pessoal. O personagem é baseado em James Jesus Angelton, fundador do setor de operações de contra-inteligência da CIA.
O filme tem quase três horas de duração e conta com detalhes históricos o surgimento da CIA, na Segunda Guerra Mundial, até os anos 60, na Guerra Fria, sempre com fidelidade impressionante na reconstituição da época.
O filme tem várias voltas no tempo e, para ser compreendido, precisa de atenção total do início ao fim. E, exatamente por esse motivo, somado à longa duração e o tema da história, o filme torna-se cada vez mais denso e às vezes cansativo, daqueles que fazem a gente pensar: será que isso não acaba nunca mais??
Mas, mesmo assim, vale a pena, principalmente pela história de Wilson (Matt Damon está fabuloso no papel), que cresceu com a sombra do suicídio de seu pai e aprendeu a nunca confiar em ninguém. Fora do trabalho, sua vida praticamente não existe e tudo o que é preciso deixar de lado para não comprometer seu ofício, é feito sem hesitação. Wilson sabe enxergar que nada é o que parece ser, bem como a falsidades das relações pessoais.
Mesmo sendo longo demais - a duração do filme é necessária - e mesmo não envolvendo a platéia tanto quanto deveria, saí do cinema satisfeita, admirando o final do filme, apesar do triste desfecho. Porque tudo o que era desejado para Wilson foi exatamente o oposto do que ele transformou sua vida. O fato, representado pelo fogo na carta tardiamente lida, comove e ensina. Recomendo, mas não vá ao cinema à meia-noite, como eu. Vá com atenção, muita concentração e nenhum sono. Vale a pena.
Mais Informações
Elenco: Matt Damon, Robert De Niro, Angelina Jolie, Joe Pesci, Jeff Applegate, Alec Baldwin, Billy Crudup, William Hurt, Timothy Hutton.
Direção: Robert De Niro
Produção: Robert De Niro, Graham King, James G. Robinson, Jane Rosenthal
Duração: 167 min
Roteiro: Eric Roth
Música: Bruce Fowler e Marcelo Zarvos
Fotografia: Robert Richardson
Desenho de Produção: Jeannine Claudia Oppewall
Direção de Arte: Robert Guerra
Figurino: Ann Roth Edição: Tariq Anwar
4 comentários:
eu quero muito ver esse filme. beijos, pedrita
Veja. Acho que você vai gostar.
bjs
Não estreou por aqui, mas quero muito vê-lo, gosto muito de Desafio no Bronx, primeiro filme dirigido pelo De Niro.
Deve estrear em breve. Vai ver sim, acho que você vai gostar.
Bjs
Postar um comentário